Em Outubro de 1991 o Centro Espírita “Nova Luz”, cito á rua D. Pedro II, 39 – Vila Rami – Jundiaí – SP, adquiriu um Terreno de 250 metros quadrados no bairro Jardim Nogueira, na mesma cidade. A maioria do capital investido foi conseguido com a venda de papelão arrecadado por vários confrades da entidade.
Em princípio a diretoria tinha como meta construir uma creche para satisfazer a necessidade daquela região. O projeto não se concretizou porque , na época , a prefeitura estava construindo várias creches na cidade e não estava dando alvará para projetos independentes. Decidiu-se, então, por fazer mais um núcleo para divulgação e prática da Doutrina Espírita, ou seja : Mais uma casa Espírita na nossa cidade, visto que naquela região não havia nenhuma casa Espírita. Então O Centro Espírita “Nova Luz” contaria com mais uma sede podendo optar por funcionar nos dois endereços ou apenas no Jardim Nogueira, onde haveria mais espaço.
Aprovado a construção foi elaborada uma planta que aproveitasse o máximo as possibilidades do terreno, respeitando as normas estabelecidas pelo Plano Diretor Para Construções do Município de Jundiaí. A obra teria 3 (três) pavimentos : Inferior, térreo e Superior.
Para angariar recursos financeiros foi feito um primeiro evento na Sala Gloria Rocha (Teatro no Centro da cidade de Jundiaí) cultural com o músico espírita Moacir de Camargo. Depois, dia 13 de novembro de 1994 foi feito um almoço em prol da Construção nas dependências do Centro Espírita “Operários da Verdade” que cedeu, gentilmente, o espaço e todos os aparatos para o Almoço. Logo depois foi feito mais um almoço beneficente no Lar Espírita Joana D’ Angiles onde foram entregues marmitex.
Aos poucos o Centro foi comprando os utensílios de cozinha, fogões Industriais e passamos a fazer almoço servido em marmitex todo mês nas dependências do Nova luz.
Ao todo, até a conclusão do Segundo Pavimento, foram feitos 27 (vinte e sete) almoços. Para tanto desenvolveu-se várias equipes: Venda de Convites; Compra dos ingredientes e Execução do Almoço; Atendimento, Distribuição e Limpeza.
Em agosto de 1995 foi concluída a primeira lage e em janeiro de 1996 a Segunda. Neste ínterim a Diretoria do Centro Espírita “Nova Luz” decidiu doar o prédio em construção para o nascimento de uma casa espírita independente e a nova entidade se chamaria C.E “José Herculano Pires”. Oficialmente, esta doação se realizou em assembléia Geral , especialmente agendada com esse assunto em pauta no dia 14 de dezembro de 1997.
Todos confrades de Jundiaí e Região , que ajudaram direta ou indiretamente a execução desta obra, foram convidados para a inauguração do primeiro pavimento no dia 15 de setembro de 1996 às 20:00 horas. Para proferir a palestra inaugural foi convidada a expositora Heloisa Pires que por força maior não pode comparecer, mas mesmo assim a inauguração foi feita com palestra de um Diretor da Casa (IVANDO XAVIER COUTINHO) e a partir daí iniciaram os trabalhos no C.E. “José Herculano Pires.
Vários dirigentes do C.E. “Nova Luz” se predispuseram a desenvolver trabalhos no novo centro e desde a primeira semana de Segunda à Sábado o bairro Jdin Nogueira começou a Ter aceso a trabalhos doutrinários e de educação mediúnica
Essas duas fotos, mais a foto abaixo são da Inauguração em 15 de setembro de 1996.
No dia 08 de junho de 1997, já com um número considerável de associados, o “Centro Espírita José Herculano Pires” se tornou uma entidade regularmente constituída atendendo todos os requisitos exigidos pela Lei.
No dia 24 de abril de 1998 foi inaugurado com uma palestra proferida pelo Expositor Wilson Garcia o 2º Pavimento. Como as dependências do Centro ficaram satisfatórias para todos os trabalhos realizados na casa a diretoria parou a obra neste pavimento . O prédio foi coberto com telhado ficando para o futuro, quando houvesse a necessidade, a execução do pavimento Superior.
De agosto à outubro do ano de 2001 foi feito o pavimento superior. Para tanto foram feitos eventos beneficentes e mais uma vez o Centro Espírita “Nova Luz” deu uma substancial ajuda para finalização da Obra.
O centro espírita “José Herculano Pires” é uma entidade Religiosa e Beneficente que presta serviços a comunidade. Desde ajuda material á famílias necessitadas até educação moral e religiosa para adultos e crianças.
Por fim homenageamos todos que ajudaram na edificação dessa casa e que já estão no plano espiritual com uma foto saudoso Sr. Sebastião Ritonno, um dos fundadores da casa.